Cidades Criativas

Economia e cultura no espaço urbano
19 Março 2012 – 23 Março 2012
Das 19h30 às 22h30
15 horas

Cidades criativas – termo emergente, de contornos ainda fluidos e fascinantes, que nos faz ver nossas cidades sob novos ângulos. Ao longo da última década, a criatividade tem ganho espaço crescente nas discussões sobre desenvolvimento, cultura, economia e sustentabilidade. Este curso mostrará que as soluções para os problemas estruturais da sociedade, da economia, da cultura e das cidades exigem novos olhares. Nessa caminhada, faremos um tour pelo mundo, analisando casos práticos de países diversos e comprovando que a criatividade é uma das grandes molas de transformação urbana.

Conceito de contorno fluidos e histórico recente, “cidade criativa” tem despertado atenção crescente em vários países de todos os continentes, ao longo da última década e, de forma mais pronunciada, a partir da segunda metade desta. Contribuíram para isso vários fatores confluentes, como a busca por um novo modelo de organização urbana, que una benefícios sociais, econômicos, culturais e ambientais. Por trás disso jaz o entendimento de que a competitividade econômica das regiões depende de inovação (de processos, produtos, sociais, culturais etc.), de que esta por sua vez bebe da criatividade e que, com isso, quão mais criativo for o ambiente no qual vivemos, mais realizados seremos, mais resolvida será a sociedade e mais pujante será a economia.

Discurso romântico? Utopia? Não é o que se deduz de vários estudos de caso que serão abordados no curso. De Abu Dhabi a Nantes, de Bilbao a Bogotá, veremos como as cidades têm se valido da criatividade para tentar se transformar. O grande desafio é romper com bolsões e transvasar a criatividade que ferve em alguns espaços e clusters, para contagiar a cidade. Para isso, é preciso olhar para a cidade de dentro para fora, reconhecendo suas singularidades (sempre há singularidades), fomentar suas conexões, inovações e cultura.

Veremos os resultados de um estudo internacional que traz 18 experiências de 13 países, tão distintos como África do Sul, Noruega, Taiwan e Estados Unidos. Quais os traços comuns a essas experiências? Quais são os requisitos para gerar o oxigênio necessário à combustão criativa? Como esses processos se concretizam? Como o turismo ajuda (ou atrapalha)? Qual modelo de governança entre público, privado e sociedade civil se mostra como mais promissor? E, afinal, o que caracteriza uma cidade criativa?

Para respondermos a essas e outras questões, não faltarão dados concretos e estudos de caso de cidades e países, dos perfis mais diversos. Uma verdadeira volta ao mundo, em 9 horas.

Coordenação:

Ana Carla Fonseca Reis

Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo; Economista, Mestre cum laude em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; com MBA pela Fundação Dom Cabral e Doutorada em Urbanismo pela USP (tese sobre Cidades Criativas, com abordagem pela arte contemporânea em São Paulo), liderou por 15 anos projetos regionais e globais de marketing e gestão do conhecimento de multinacionais, na América Latina, em Londres e Milão. Leia mais »

Programa:

AULA 1

Transformações, entrelaçando cultura e economia no espaço urbano.

Tendências urbanas no mundo.

Gênese do conceito de cidade criativa. Fatores motivadores.

Evolução do conceito e estado da arte.

Espaços criativos, clusters criativos.

Características básicas de uma cidade criativa.

 

 

AULA 2

Casos práticos de uma miríade de países de perfis, históricos e situações socioeconômicas diversas.

O papel do turismo – prós, contras, cuidados.

Governança – o papel do público, do privado, da sociedade civil.

 

 

AULA 3

Copa, Olimpíadas e museus internacionais – como podemos colocar os projetos a favor das cidades e não o contrário? A discussão do legado, por meio da análise de experiências práticas ao redor do mundo.

Professores:
Ana Carla Fonseca Reis
Local:

CEMEC – Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura.

Rua Professor Frontino Guimarães 302, Vila Mariana – São Paulo / SP.

Metrô – estação Vila Mariana – Linha 1 Azul.

CLIQUE E VEJA O MAPA

Inscrição:

INVESTIMENTO

VALOR PROMOCIONAL – Até o dia 30/12/2011 – R$ 625,00 (seiscentos e vinte e cinco reais)

Até o dia 31/01/2012 – R$ 725,00 (setecentos e vinte e cinco reais)

A partir do dia 01/02/2012 – R$ 825,00 (oitocentos e vinte e cinco reais)