Crowdfunding

Financiamento de projetos em redes colaborativas
Quando:

20/08/12 – 29/08/12

Horário:

Das 19h30 às 22h30

Carga horária:

12 horas

O que é financiamento coletivo? Como funciona? Como fazer uma campanha eficaz para financiar um projeto? Essas são algumas das perguntas que o curso Crowdfunding pretende responder. No curso os participantes irão compreender todo o processo do financiamento coletivo de projetos, através dos módulos: Mercado, Projeto, Recompensa e Campanha. Uma oportunidade para quem quiser adequar e potencializar seu projeto para qualquer plataforma de financiamento em redes colaboraitivas.

Há alguns anos artistas e produtores passaram a utilizar uma nova e eficaz forma de financiamento de projetos: o crowdfunding. Por meio de movimentos espontâneos de fãs, amigos, investidores e/ou interessados, projetos das mais diversas áreas recebem financiamento. Uma realidade que está transformando a forma de viabilizar projetos em todo o mundo. O curso Crowdfunding, trará não só os aspectos históricos a respeito do tema, mas principalmente apresentará técnicas e métodos para otimizar e potencializar seu projeto para utilizar essa ferramenta.

O curso é coordenado por especialistas das duas mais importantes plataformas de crowdfunding no país, Movere (Vanessa de Oliveira) e Catarse (Diego Reeber).

Público-alvo: profissionais de ideias culturais, inovadoras e criativas com vontade de realizar seus projetos.

Coordenação:

Graduando em Administração de Empresas pela FGV-SP. Foi um dos pioneiros no movimento do crowdfunding no Brasil, com a criação do blog CrowdfundingBR.

Pós-graduada em Cultura na UERJ(RJ) e Comunicação pela UFJF (MG). Já atuou na M4U, empresa de tecnologia do Rio de Janeiro, tendo clientes como Oi, Editora Abril e Band FM.

Programa

20 de agosto de 2012

AULA 1 | Mercado | Diego Reeberg | O que é o crowdfunding? Origem: Cases históricos; Surgimento das plataformas no mundo; Quando o crowdfunding começou no Brasil?; Grandes cases brasileiros.
Tipos de plataformas; Consequências do mercado; Números do mercado (Brasil e Mundo).

 

22 de agosto de 2012

AULA 2 | Projeto | Diego Reeberg | Modelo Tudo ou Nada X Keep what you get; Vão roubar a minha ideia? Estrutura – os elementos que formam um projeto.
Conceito do projeto. Adequação da linguagem. Elemento principal do projeto: O Vídeo.

 

27 de agosto de 2012

AULA 3 | Recompensa | Vanessa de Oliveira | O que é uma boa recompensa?

Recompensa é apenas uma contrapartida para os incentivadores? Quanto cobrar por uma recompensa? Ela influencia no orçamento?

Como fazer meu orçamento? Adequação da recompensa: limites e público alvo. Prazo e entrega de recompensa; Dados do mercado brasileiro; Exemplos de recompensa.
*Dinâmica entre os participantes: Como criar minhas recompensas?
*Participação especial: Depoimento de autor que realizou projeto via crowdfunding.

 

29 de agosto de 2012

AULA 4 | Campanha | Vanessa de Oliveira | Cronograma de divulgação e objetivos. O que falar e como se posicionar? Colaboração das pessoas: a força de uma campanha. Estratégias de divulgação. Presença na Rede. Outras opções de divulgação: pense fora da caixa! Dados do mercado brasileiro. Exemplos de campanhas.
*Dinâmica entre os participantes: Como fazer minha campanha?
*Participação especial: Depoimento de autor que realizou projeto via crowdfunding.

 

Professores

Diego Reeberg
Vanessa de Oliveira

Local

Cemec: Rua Prof. Frontino Guimarães, 302 – Vila Mariana – São Paulo (SP).

* próximo ao metrô Vila Mariana