O Plano de Negócios que Nunca Falha

Um plano de negócios que tenta explicar todas as possíveis mudanças que acontecerão no futuro se torna obsoleto antes que a tinta fique seca no papel.

Por que os planos de negócios nunca ganham vida? Por que quase todos eles, uma vez escritos, sentam-se em uma prateleira e juntam poeira, enquanto os futuros que descrevem nunca vêem a luz do dia, e os negócios que eles estabelecem oscilam em futuros incertos?

Plano de Negócios Tradicional

Um plano de negócios tradicional é centrado na cabeça; é um exercício no que os empresários pensam que devem fazer. Escrever um plano de negócios tradicional geralmente é precipitado por um de dois pensamentos:

1. É melhor escrevermos um plano de negócios porque “é isso que as empresas de maior sucesso fazem”.

2. Precisamos escrever um plano de negócios se quisermos sair e pedir dinheiro emprestado.

Planos de negócios tradicionais são bastante intencionais. Eles são pensativos, analíticos, completos, decisivos, todas as características de um negócio supostamente “inteligente”.

Planos de negócios tradicionais, centrados na cabeça e estáticos não funcionam. Um plano que começa na cabeça, com lógica, razão e pensamentos, carece de paixão, emoção e propósito.

E um plano que começa com a suposição de que foi capaz de capturar e explicar todas as mudanças relevantes que acontecerão no futuro é obsoleto antes que a tinta fique seca na página.

O plano de negócios que sempre funcionará começa a partir de um lugar diferente com um conjunto diferente de pressupostos operacionais.

Começa a partir de uma abordagem centrada no coração, o que significa que começa com a experiência dos sentimentos que você tem.

Plano que Nunca Falha

Este plano não só tolera a mudança, mas também depende da sua construção em mudança como um fator-chave que irá mantê-lo no melhor caminho.

Quando trabalho com empreendedores, eu os conduzo através de algo que chamo de “A Sala dos Sonhos”.

Este é o passo antes do plano de negócios. Na Sala dos Sonhos, nos propusemos a imaginar nossos negócios, mas não do ponto de vista logístico. Em vez disso, sonhamos com a visão para o negócio.

Por que você quer construí-lo? Quem se beneficiará? O que significará para o mundo? Só depois de entender essas coisas, você pode escrever qualquer tipo de plano tático que realmente vai levá-lo lá.

A diferença real entre o plano de negócios que sempre funciona e o plano de negócios tradicional está em como você pensa e se sente sobre o plano, é sua atitude e sua relação com o plano que fará toda a diferença.

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